Palavra de Deus e o Misterio Cristologico do Carisma

Quando o Espírito Santo suscita um carisma, quase sempre uma Palavra o inspira. O nosso carisma foi inspirado pela história de Abraão, portanto essa passagem da Bíblia constitui para nós a Palavra Fundante, que muito contribui para o estabelecimento da identidade do Carisma Deus Proverá.

Mas existe um outro aspecto nas Escrituras, e este, introduz o fundador no mistério de Cristo. A este aspecto dá-se o nome de Mistério Cristológico do Carisma. A nossa Comunidade, embora muito jovem, já se depara com esse mistério, enquanto algumas demoram muitos anos para revelarem. A partir da compreensão de que a Comunidade conta com o Mistério Cristológico cabe a nós discernirmos os caminhos que esse mistério nos conduzirá.

O mistério ao qual o Espírito introduziu nosso fundador revela-se na Cruz de Jesus Cristo, no seu Martírio pelo amor incondicional à humanidade. Quando todos os recursos de Deus para a salvação do homem foram esgotados, Deus nos envia seu Filho Único para nos resgatar do pecado fazendo de seu martírio a Providência de Deus para todas as mazelas da humanidade, por excelência. Assim, encontramos no martírio de Jesus a resposta para toda ferida e fonte inesgotável do amor incondicional por todos.

O Mistério Cristológico dado ao fundador cumpre duas ações, simultaneamente: Ação Iluminativa porque é dada ao fundador pelo Espírito de Deus como o rosto de Cristo, que cabe à Comunidade revelar ao mundo.

E Ação Conformativa porque caberá a cada membro da Comunidade conformar sua própria vida com essa dimensão Cristológica.

A partir da compreensão do mistério articula-se em torno dele a visão de todo mistério de Cristo e de seu Evangelho. E também é em torno desse mistério que harmonizam-se os elementos estruturais da vocação, o que dá a ela sua característica e identidade única. É uma graça de Deus muito grande para um carisma o Mistério Cristológico, pois nos ajuda a identificar as vocações, a adesão pessoal e incondicional ao carisma.

É importante deixar bem claro que , enquanto o fundador estiver vivo, a espiritualidade não estará totalmente definida. Contudo, passo a passo, nos deixaremos conduzir na formação desse carisma de acordo com o tempo de Deus. Para nós, basta termos a gratidão de saber que ao nos chamar para ser Comunidade Deus Proverá, no fundo, o que Deus realmente quer, é nos conduzir à Santidade.

Por Sonia Castoldi, Formadora Geral da Comunidade Deus Proverá

Deixe uma resposta