Vocação, chamado blíblico

“Por causa de tua palavra, lançarei as redes” (Lucas 5,5)

A passagem do Evangelho de Lucas que tem como título “Pesca Milagrosa”, (Lucas 5,1-11) nos traz informações sobre Jesus que são para nós tão grandiosas que permitem com que vivamos mais eficazmente a vontade de Deus.

Primeiro, quando diante da multidão, o evangelista diz que o povo se comprimia para ouvir a Palavra de Deus, e por causa dessa sede, Jesus sobre à barca e de lá mesmo ensina, através de palavras, através de seus gestos. Essa subida de Jesus à barca, significa para nós que onde quer que estejamos, Deus se faz presente. Em qualquer situação em que nos encontramos, seja sobre águas, seja na terra, seja comprimido, seja sozinho, Jesus ali está presente e ele tem uma palavra, um ensinamento naquela situação.

Depois, quando diz a Pedro: “Faze-te ao largo e lançai as vossas redes”. Aqui percebemos que Jesus conhece as necessidades dos seus. Podemos ver, que os pescadores não vieram dizer a Jesus o que tinha acontecido, mas Jesus, ao vê-los consertando suas redes sabia que eles estavam frustrados, cansados e que não tinham conseguido o que precisavam, peixe. A partir disso podemos entender que o Senhor conhece cada coração, cada sofrimento, cada agonia, cada necessidade e está presente com sua Palavra para nos dizer o que fazer.

Pedro responde a Jesus: “Pescamos a noite toda e nada apanhamos, mas por causa de tua Palavra, lançarei as redes.”

É preciso que  saibamos ouvir, conhecer e amar a Palavra de Deus, para que assim como Pedro possamos agir impulsionados por ela. Se não prestarmos atenção ao que o Senhor nos fala, correremos o risco de não colher os frutos, de não apanhar os peixes, de não ver os milagres. Só conhecendo e amando a Palavra, poderemos dizer:  Senhor, por causa da tua Palavra eu esperarei, eu perdoarei, eu amarei, eu confiarei…

Deixe uma resposta