dom-antonio-vilar

O Santo Padre aceitou a renúncia ao governo pastoral da Diocese de São João da Boa Vista (Brasil) apresentada por Dom. David Pimentel Dias.

O Santo Padre nomeou Bispo da Diocese de São João da Boa Vista (Brasil) Mons. Antônio Emídio Vilar SDB, transferindo-o da diocese de São Luiz de Cáceres.

Mons. Antônio Emídio Vilar, SDB

O Bispo Antônio Emídio Vilar SDB, nasceu 14 de novembro de 1957 na Guardinha, Diocese de Guaxupé, no Estado de Minas Gerais. 

Ele completou seus estudos em Filosofia na Faculdade Salesiana de Lorena-SP (1976-1978) e os de Teologia (Bacharelado e Licença) na Pontifícia Universidade Salesiana de Roma (1981-1986). 

Ele fez sua profissão religiosa na Sociedade Salesiana de São João Bosco, 31 de janeiro de 1976 e foi ordenado sacerdote em 09 de agosto de 1986. 

Como parte de sua congregação religiosa ocupou os seguintes cargos: Coordenador e instrutor de estudos dos seminaristas; Diretor da comunidade; Coordenador e Professor do Teológico Salesiano Pio XI em São Paulo; Conselheiro da província salesiana de São Paulo; Mestre de Noviços; Pároco da paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora , e Diretor de Dom Bosco , em São Paulo. Além disso, foi o Juiz do Tribunal Inter-diocesano de Aparecida e Membro do Conselho da Diocese de São Carlos para os sacerdotes. 

Em 23 de julho de 2008, ele foi nomeado Bispo de São Luiz de Cáceres e recebeu a ordenação episcopal no dia 27 de setembro. 

Ele é atualmente o vice Presidente da Regional Episcopal Conferência Oeste 2 membros e da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB.