Setembro – Mês da Bíblia

Chegou Setembro! E para nós católicos, chega o mês de enfatizarmos o valor da Bíblia na vida do cristão. A Bíblia é, como sabemos, a Palavra de Deus. Contém as revelações que Deus quis fazer para nós através de nós, isto é, através de pessoas que viveram sua fé e tornaram-se arautos das ações e palavras de Deus.

Leia mais...

Bíblia: Palavra que alimenta a fé

A perspectiva de vida caminha à luz de nossa ótica. Místicos dizem que os olhos são as janelas de nossa alma, do nosso coração. São os nossos olhares que veem o mundo e refletem em nossas escolhas e atitudes.(cf. Gn 21,19).

"Abre a boca e eu te sacio"(Ez 2,8)

Observa-se que a Bíblia, infelizmente, não pode mudar a realidade por si só, se mantida em casa como um livro empoeirado em nossas estantes. Mas quando meditada nos ajuda a pensar, a tomar consciência e a ter fé. Tal ocorre com a palavra que sai da boca de Deus: ela não volta sem causar efeito(cf. Is 55,11).

Desse modo, à medida que temos fé e consciência sobre os relatos bíblicos, Palavra Viva em meio a nós, mudamos as realidades próprias e dos outros irmãos – Penso, no outro, logo existo – A fé nos leva a pensar no outro, de sermos capazes de fazer algo pelos outros, um essencial, elemento de nossa fé cristã. (cf. Mc 2,2-5; Lc 8,43-48; Mt 8,5-13).

"A boca fala daquilo de que o coração está cheio"(Mt 12,34). Cheio de AMOR? Se a Palavra é alimento para nós. "Abre a boca e eu te sacio"(Ez 2,8). Porque ainda vivemos insatisfeitos? Estamos por ventura, nutrindo de palavras vãs? Nosso paladar, por acaso, não coincide com o de Cristo? Para alguns, a Palavra de Deus pode se tornar amarga (cf. Ez 3,3b). Contudo, Deus o sabe! Pois suas ovelhas ouvem sua voz, e Ele as conhece e o seguem (cf. Jo 10,27).

Marcelo Moura, seminarista da Diocese de São João da Boa Vista

Lectio Divina

Para se aprofundar no entendimento e vivência das Sagradas Escrituras, a Igreja nos ensina o método da Lectio Divina, um dos grandes tesouros da tradição cristã. Muitos traduzem Lectio Divina por Leitura Divina, outros por Leitura Orante.

Leia mais...