Caríssimos irmãos, muitas vezes participamos de encontros, retiros, tríduos em que temos iluminados pregadores que nos catequizam, orientam e testemunham através de exemplos do dia-a-dia, mas também porque estudam, buscam o conhecimento teológico e doutrinário para assim transmitirem a Palavra de Deus cumprindo a sua missão de anunciar a Jesus Cristo. Muitas vezes, seja na Comunidade, ou mesmo em encontros na nossa cidade, em homilias nas Missas ou mesmo na televisão, ouvimos eles citarem o Catecismo da Igreja Católica (CIC) como referência ao tema explanado.

Mas o que o CIC?

Você tem em sua casa o CIC?

Você ao menos já leu um tema ou mesmo um parágrafo?

Você já o consultou, mesmo que seja navegando na internet?

Pois saiba que tudo o que diz respeito à fé, ou mesmo a assuntos polêmicos você encontra a resposta da tua Igreja no Catecismo da Igreja Católica. Este livro é tão necessário em nossas casas como a própria Palavra de Deus o é.

Há inúmeras situações que nos confunde e nos afasta da presença do Senhor simplesmente porque não entendemos o que Deus nos fala naquele momento ou muitas vezes nos deparamos com situações onde somos chamados a testemunhar a nossa fé e nos omitimos por pura ignorância, simplesmente por não conhecer a nossa própria Igreja, a nossa própria doutrina.

"A palavra "catecismo" origina-se do termo grego katecheo que significa informar, instruir e ensinar.

O Catecismo da Igreja Católica é uma exposição da fé católica e da doutrina da Igreja Católica, fiel e iluminado pela Sagrada Escritura, pela Tradição apostólica e pelo Magistério da Igreja.

Trata-se de um texto de referência, seguro e autêntico, para o ensino da doutrina católica, com o qual pode-se conhecer o que a Igreja professa e celebra, vive e reza em seu cotidiano. Ele foi organizado de maneira a expor em linguagem contemporânea os elementos fundamentais e essenciais da fé cristã. Neste livro encontram-se orientações para o católico comprometido com sua fé. É também oferecido a todo homem que deseja perguntar à Igreja e conhecer o que a Igreja crê."

Portanto seja um católico comprometido, procure conhecer mais a tua Igreja e esteja preparado para testemunhar aquilo que de fato você acredita a quem te pedir.

Por Missionário Ricardo Chiconello, cdp