No dia 2 de fevereiro, Festa da Apresentação do Menino Jesus ao Templo, celebramos o dia da Vida Consagrada.

Este dia foi celebrado pela primeira vez em 1997 pelo Beato João Paulo II, que propôs com essa data, louvar e dar graças ao Senhor pelo dom desta condição de vida.

A Vida Consagrada é uma resposta de homens e mulheres que querem se comprometer com o primeiro chamado que Deus faz, que acontece no Batismo, vivendo um carisma dentro da Igreja, seja em uma Congregação, uma Instituição ou em uma Comunidade, professando os conselhos evangélicos de pobreza, castidade e obediência.

Jesus propõe com sua vida, que todos os cristãos vivam como ele mesmo viveu. Assim, os conselhos evangélicos são para todos, porém de forma mais concreta os consagrados os vivem, se dedicando a uma missão que se estende nas diversas realidades humanas.

Encontramos na Palavra, que Jesus enviou seus discípulos a lugares que Ele mesmo deveria ir. Os Consagrados são aqueles que vão até onde Jesus deve estar, que é certamente onde mais necessita de sua presença e como podemos notar, seus preferidos são os que sofrem, os marginalizados, os excluídos.

O Consagrado é chamado a amar de forma indivisa, não mantendo para si apegos ou posses que possam tirar a liberdade de sua ação em favor do próximo.

Muito necessário saber que o Consagrado não é somente aquele que tanto faz, mas aquele que em primeiro lugar, busca "ser", e sendo, ter uma identidade que o assemelha a Cristo em santidade e em doação.

Os valores exalados pela sociedade atual, de longe conseguem se aproximar do que a Vida Consagrada propõe e do que ela é fatualmente. Essa vivência vai na contramão desses valores e com isso, precisa ser bem vivida e testemunhada.

O dia da Vida Consagrada é para todos os consagrados uma nova oportunidade de renovar os propósitos dessa consagração diante de Deus e dos homens e ainda um momento de reanimar as forças contando com as orações dos irmãos e de toda a Igreja.

Peçamos a Deus que nos cumule de santas e perseverantes vocações para a Vida Consagrada, para que possamos ir a todos os lugares em que Cristo mesmo deveria ir.

Por Renata Souza, missionária da Comunidade Deus Proverá