Cuidar das coisas de Deus - Enquanto Deus cuida do que é nosso cuidamos de suas coisas. Evangelizamos e damos nosso sim!confiança
A primeira mensagem que me vem é Confiança.
Deus nos chama porque quer precisar de nós para que o mundo conheça e creia no seu amor e na sua salvação. Claro que Deus não precisa de nós, somos nós quem precisamos Dele, mas Ele faz questão de que nós participemos do todo seu projeto Salvífico. A beleza deste encontro pessoal é poder contar com Ele que cuida de cada um dos seus filhos como o verdadeiro Pai, um pastor que conhece suas ovelhas.
Responder a esse chamado em nossa vida é dizer para o Senhor – "pode contar comigo, farei aquilo for de sua vontade", mas porque não confiar Nele então?
Todos nós queremos estar na presença de Deus, andar do Seu lado, ser Seu amigo, quem não quer? Porém a história que Deus faz com cada um é diferente e além de tudo temos nosso "mundinho" particular que, muitas vezes, ou na maioria das vezes, colocamos em primeiro lugar a nossa vida, as nossas coisas achando que isso nos dará a segurança necessária para viver: família, filhos, profissão, confortos, etc. Não que isso não seja importante, é muto importante sim, mas jamais deveria estar acima de Deus, jamais deveria ser o essencial em nossas vidas. Só Deus é essencial.
Se professamos que Jesus Cristo é o Nosso Senhor e Salvador e se vivermos de tal modo que o professamos, todas estas coisas não irão faltar pois o próprio Cristo nos diz: "Buscai primeiro o reino de Deus e sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas por acréscimo" (Mt 6, 33).
No entanto Deus nos chama e espera de nós uma resposta sincera e Ele respeita isso sem nunca deixar de nos amar.
Quando respondemos sim a esse chamado com alegria no coração, precisamos fazer uma experiência concreta de Nosso Senhor Jesus Cristo para poder sermos fiéis a Ele. É preciso confiar como um filho confia nos seus pais, como um cego confia em seu guia.
Cuidar das coisas de Deus, é ser o braço estendido de Jesus Cristo para os irmãos, cuidar das coisas de Deus é ser a Igreja de Jesus Cristo com os irmãos, cuidar das coisas de Deus é ser presença providente de Deus no mundo, cuidar das coisas de Deus é confirmar todo os dias o sim dado para que ele seja vivido.
Parece até uma troca de favores – Senhor, cuida das minhas coisas que eu irei falar em Teu Nome, ou cuidar das suas ... Não, não é isso, mas é se entregar totalmente a Deus, confiar nEle incondicionalmente sem se preocupar com aquilo que julgamos ser nossa segurança; é responder ao chamado totalmente por saber que Deus é o Nosso Senhor e jamais nos abandonará.
Quando você confia seu filho ou sua filha pequeno a uma babá, à escola, aos cuidados da creche, antes você faz uma pesquisa ou uma avaliação minuciosa se aquela instituição te dará segurança para deixar o seu "tesouro" aos cuidados de alguém. E é assim que deve ser nesta situação, só que fazemos deste modo com tudo ao nosso redor e também quando se trata das coisas de Deus.
Acontece que desde pequenos aprendemos que somente nós somos capazes de cuidar daquilo que é nosso, daquilo que conquistamos e, com o passar do tempo, e pelas experiências, às vezes negativas, não confiamos em mais ninguém. Nem em Deus.
Ora, se fazemos isto nas coisas deste mundo, com as coisas de Deus não deveria ser assim, pois nossa profissão de fé é crer em Deus Pai todo poderoso... então porque não deveriamos deixar que Deus cuide daquilo que é nosso? Porque não confiar nAquele que acreditamos?
Irmãos, se de fato confiarmos no Senhor e nos entregarmos sem nenhuma reserva humana aos seus cuidados para cuidar daquilo que Ele nos pede, e olha que Deus jamais vai te pedir algo que você não possa dar conta do recado, porque não é você que irá fazer, mas sim o próprio Deus que te chamou e te enviou. Então você acha que Ele irá te abandonar? Ou não cuidará daquilo que é seu?
Quando foi que Deus falhou? Se Ele nunca falhou com ninguém, porque na tua vez Ele iria falhar?
Como diz Josué: "Eu e minha casa serviremos ao Senhor" - que linda oração de entrega a Deus, quando você e sua casa decidem por servir a Deus, tudo o que você é, tudo o que é seu e toda a sua família estarão aos cuidados de Deus. Alguém poderia cuidar melhor?
Mas é preciso confiar e deixar que Deus faça aquilo que for necessário na tua vida, deixar que Ele te guie, porque é no amor e na misericórdia que Ele cuida e sem condições nenhuma é preciso se entregar a Ele cegamente, como uma criancinha, confiar na Sua proteção.
Cuide bem das coisas de Deus, que Ele cuidará das suas.
Paz e Unidade!
Luis Ricardo Chiconello - CDP

Seu comentário é muito importante para nós