amizade doacaoEm se tratando de amizade, a Bíblia nos mostra a seguinte passagem "quem encontrou um amigo, encontrou um tesouro"! Essa é uma passagem maravilhosa, principalmente quando se fala na amizade que se doa. A amizade quando verdadeira torna o fardo leve, porque há uma doação e nesta doação uma alegria completa.

 Em um mundo tão globalizado em que estamos, torna-se difícil encontrar uma amizade onde haja uma doação, aquela doação como a vela no altar que se consome por amor, a amizade é de fato essa vela, na qual deve doer de amor não num sentido pejorativo, que se humilha, mas no carregar os fardos por amor.

Para expandir mais esse tema, temos o exemplo: aquele que dá a semente ao semeador e o pão para comer, vos dará rica sementeira e aumentará os frutos da vossa justiça. Assim, enriquecidos em todas as coisas, poderás exercer toda espécie de doação com alegria e teremos os momentos para louvar e agradecer ao nosso criador.

Na amizade há uma predisposição em fazer o outro feliz e, muitas vezes, isso significa corrigi-lo. Se formos sábios não teremos medo de ter amigos com coragem e convicção para nos repreender quando for necessário, e sim, nos precaveremos daqueles que sempre concordam conosco, apoiando-nos mesmo nas coisas erradas.

A amizade, é igual a uma flor, deve ser bem cuidada, tratada, adubada e sobretudo um cultivo sem igual. Dentro da amizade não pode haver egoísmo, ciúmes, e muito menos ser possessível. Amizade que toma posse não é amizade, porque não acontece a doação. Só vamos entender o sentido verdadeiro de uma doação quando nos colocarmos de coração aberto para dizer para o próximo que queremos amar incondicionalmente, e deste amor surge uma doação, e com o retorno desta doação, surge à alegria.

Um santo da Igreja deixou essa linda reflexão sobre amizade: "Se depois que você escolheu a amizade, acontece de ser agredido, suportai até que o possa. Assim tu rendes honra a velha amizade. A amizade verdadeira, de fato, é eterna. Quem é amigo sempre ama. Preocupa-te com o bom nome do amigo e não reveles jamais os segredos dele, mesmo que ele tenha revelado os teus".

Platão, um grande filósofo, vai nos dizer que "a amizade é uma predisposição recíproca que torna dois seres igualmente ciosos da felicidade um do outro".Portanto, cabe a nós cultivar, cuidar e, sobretudo valorizar esse tesouro chamado amizade, que o próprio Deus nos doou.

Por João Paulo Rocha Parra, missionário da Comunidade Deus Proverá

Seu comentário é muito importante para nós